Dentre os fatores que influenciam na produtividade e sucesso de uma empresa, a satisfação dos colaboradores se destaca como uma peça fundamental. Hoje, da mesma forma que se importam com salários e benefícios, os trabalhadores dão cada vez mais valor à cultura organizacional do seu local de trabalho.
Portanto, contar com uma cultura que promova bem estar, engajamento e, consequentemente, inovação é essencial para o sucesso da empresa no contexto atual dos negócios. Investir no fortaleciomento da cultura organizacional deseja era um diferencial, hoje se tornou algo quase obrigatório.
Pensando nisso, elaboramos este texto para explicar o que é a cultura organizacional, dar dicas sobre sua implementação e elucidar seu impacto nos resultados da empresa. Confira!
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional diz respeito a todo o quotidiano de uma empresa, funcionando como um norte para guiar a mentalidade e atitudes de seus integrantes. Trata-se de um conjunto de normas, valores, crenças, aptidões, ritos, símbolos etc. que regem a vida dentro das organizações. A cultura tem influência direta na forma de pensar, agir e sentir dos indivíduos e dos grupos. Um dos benefícios de sua implementação é a redução da ansiedade entre os colaboradores.
Trabalhando em um ambiente com a cultura bem definida, eles têm menos chance de se ver diante de uma situação de incerteza ou sobrecarga de informações. Assim, sem a necessidade de lidar com problemas desnecessários, a produtividade dos trabalhadores — e consequentemente, da empresa — tende a melhorar.
Exemplos de cultura produtiva
Para ilustrar o conceito de uma cultura organizacional produtiva, vamos citar duas empresas que se destacam no assunto.
Adobe
Não é à toa que a empresa com base no Vale do Silício figura na lista de melhores lugares para trabalhar. Com o objetivo de estimular a confiança e criatividade de seus colaboradores, a Adobe evita realizar qualquer tipo de microgestão, encorajando seus gestores a agirem mais como treinadores do que chefes.
A companhia de Mark Zuckerberg é outra constante nas listas de melhores empresas para colaboradores. Em suas sedes, o Facebook adota um ambiente colaborativo, com estímulo constante à comunicação aberta. Os empregados têm acesso a espaços de recreação e direito a diversas pausas durante o dia. Um aspecto interessante da cultura do Facebook é a incorporação da arquitetura na equação. São comuns escritórios abertos onde diretores trabalham no mesmo espaço que membros mais baixos na hierarquia. Assim, a sensação de uma cultura horizontal é ainda maior.
Como promover mudanças na cultura de sua organização?
O processo de implementar ou realizar mudanças na cultura organizacional de sua empresa não é uma receita de bolo. Antes de tudo, é preciso conhecer a fundo as características do empreendimento, as particularidades da equipe e entender os valores e objetivos da companhia. Com o objetivo organizacional definido, alterações na cultura podem ser feitas nas áreas desejadas. Para tal, é essencial contar com uma comunicação clara e direta com todos os integrantes, garantindo que todos estejam na mesma página. Nesse processo, contar com figuras fortes de liderança é essencial.
Além da comunicação, transparência é um ponto chave. Deixe os colaboradores por dentro das mudanças e explique suas motivações. Para facilitar, a maioria das empresas documenta sua cultura organizacional, seja por meio de um código de ética, seja por meio da distribuição de circulares.
Como a cultura organizacional depende muito das características dos membros da equipe, é preciso dar atenção especial aos recursos humanos. Assim, tanto contratações quanto demissões devem ser pensadas de modo a se enquadrar na cultura proposta. A ideia é criar um ambiente de trabalho propício ao crescimento da produtividade.
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