Pesquisas apontam que funcionários felizes são mais produtivos. De acordo com a Deloitte, 92% dos executivos concordam que o bem-estar da equipe é importante. Outra pesquisa feita pela Gallup indica que, além da insatisfação prejudicar a produtividade do colaborador, também impede seu desenvolvimento de carreira.
Então, a pergunta que não quer calar: o seu funcionário está feliz na sua empresa? Se isso parece uma incógnita, é hora de descobrir. E, a pesquisa de clima organizacional é a melhor maneira de fazer isso.
Com ela, você consegue mensurar dados que sinalizam a qualidade do ambiente para criar ações que, além de contribuir com a melhoria contínua, indicam fatores que influenciarão nas ações futuras da empresa.
Por isso, neste artigo listamos como fazer uma pesquisa que demonstre seriedade e engaje seus colaboradores a contribuir com esses dados. Confira.
Crie um relatório anônimo
Para que o colaborador se sinta seguro em participar, é preciso tornar o processo sigiloso. A pesquisa deve ser anônima para evitar que os motivadores do clima sejam ocultados. É o momento de identificar as problemáticas que interferem no engajamento e aprender com os erros. Ao escolher a metodologia, prefira perguntas abertas e verifique se a confidencialidade vai ser garantida. Também, explique para a equipe como vai funcionar o processo logo que divulgar a avaliação.
Mostre a importância da pesquisa
Esclareça ao colaborador como é importante para a empresa entender a maneira como ele se sente e quais são suas expectativas em relação à companhia. Com isso, ele vai compreender que a gestão de pessoas se importa com seus valores. Aponte relatórios e cases de sucesso de outras organizações que demonstram como a pesquisa ajudou a melhorar o clima organizacional, além de todas as consequências que um bom ambiente proporciona na empresa, como produtividade e retenção de talentos.
Ofereça um ambiente estimulante
De nada adianta prometer uma pesquisa anônima se, no ato do preenchimento, o funcionário se sentir coagido pelo líder à espreita ou pelo colega que o observa enquanto responde. O ambiente deve proporcionar um clima seguro, tranquilo e de confiança. Caso decida aplicar formulários físicos, garanta que o colaborador ficará sozinho na sala. Além disso, não pode haver interrupções e barulhos excessivos. O ideal é que ele insira o formulário direto em uma urna para a permanência do anonimato.
Desperte o interesse em participar
Encoraje o time a participar da pesquisa e torne um momento importante para a empresa. Isso vai estimular o envolvimento de todos. As ações de endomarketing são ótimas para motivar o grupo e gerar esse engajamento.
A marca O Boticário, por exemplo, divulga um vídeo promocional para toda a equipe. Nele, começa explicando o que é a pesquisa e qual a sua periodicidade. Depois, esclarece como ela funciona e explica quais metas foram definidas para análise. Uma excelente maneira de participar a equipe das ações estratégias.
Faça análise com resultados
Com essas práticas, você vai criar uma expectativa no colaborador. Ele vai esperar que as respostas gerem resultados efetivos. Por isso, estabeleça um planejamento estratégico para realizar as ações identificadas.
Além disso, é importante que a equipe participe desse resultado. Aproveite para divulgar a análise obtida, quais serão as próximas ações e por qual motivo a empresa optou por elas. Se depois da pesquisa o funcionário identificar que nada foi feito, terá muito mais resistência para participar da próxima avaliação.
Quando um funcionário não se sente conectado à empresa, o ambiente fica ruim. Consequentemente, o desempenho cai e influencia diretamente nos resultados financeiros do negócio.
A pesquisa de clima organizacional é um recurso essencial para identificar esses gaps. Assim, você descobre quais ações têm dado resultado, quais precisam de melhorias e como transformar os números do relatório em práticas que aumentam a satisfação do colaborador.
Entender o comportamento humano é uma necessidade para todo gestor de pessoas. Então, descubra também qual a importância do relacionamento interpessoal nas organizações!
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