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Saiba como mediar conflitos entre equipes e tirar proveito disso!

Lidar com conflitos entre equipes é um desafio enfrentado por muitos profissionais da área de Recursos Humanos, não é? Saber exatamente quais medidas adotar para mediar tais divergências, entretanto, pode garantir credibilidade para você dentro da empresa e melhores resultados para o negócio.

Eventuais conflitos são inevitáveis, mas não se engane: há sim maneiras eficientes de intervir e ainda tirar proveito da situação! O aprendizado e a liderança, aliás, andam lado a lado.

Pensando nisso, neste artigo abordamos possíveis soluções para a mediação de conflitos entre equipes.

Primeiramente, entenda a importância de um papel de liderança dentro da equipe

Por mais que não percebam, gestores de RH têm um papel fundamental quando se trata de influenciar o desempenho das equipes. No entanto, a falta de engajamento por parte dos colaboradores e as divergências internas são desafios difíceis de serem enfrentados, concorda?

Por isso, a educação corporativa deve se aliar à construção de uma boa cultura organizacional para abrandar conflitos e aumentar o engajamento dos setores.

É aí que surge a importância de um papel de liderança dentro da equipe: a visão sistêmica de um líder é fundamental para identificar problemas, criar soluções e mediar os conflitos já existentes ou que venham a existir.

Agora, veja possíveis soluções para a mediação de conflitos entre equipes

Antes de mais nada, vale ressaltar que as divergências podem ser:

  1. pessoais;

  2. interpessoais;

  3. entre grupos.

Sendo que os fatores que as provocaram podem ser:

  1. resistência à mudança;

  2. posturas diferentes por parte dos departamentos;

  3. disputa por recursos.

As soluções, claro, devem ser baseadas nos aspectos vistos acima. A seguir, apresentamos algumas sugestões para que você possa mediar conflitos entre equipes do seu local de trabalho, confira!

Adote uma postura segura

Setores de marketing, financeiro, de vendas ou operacionais, por exemplo, têm seus projetos e desejam os insumos necessários para colocá-los em prática e finalizá-los, não é? Portanto, é comum haver disputas por orçamentos mais altos.

Nesses casos, adotar uma postura imparcial para mediar o conflito pode ser a melhor saída. Agora, quando colaboradores se deixam levar pelo estresse e desrespeitam colegas de trabalho ou têm comportamentos inadequados, o ideal é aderir a uma postura parcial e resoluta.

Avalie todas as perspectivas e opte pela medida mais diplomática

Ao identificar o motivo que originou o conflito, é preciso saber quais funcionários ou departamentos se envolveram e avaliar todas as perspectivas a fim de tomar uma decisão justa para ambas as partes.

Quando há diferentes entendimentos sobre a mesma questão, o mediador deve trabalhar com soluções eficientes e optar pela atitude mais diplomática, como:

  1. buscar recursos para os dois lados;

  2. modificar procedimentos ou formas de atuação;

  3. fazer reuniões visando alinhamento, planos de ação conjuntos e brainstorms;

  4. utilizar ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, para integrar setores e melhorar a comunicação interna.

Dê feedbacks construtivos e adote medidas relevantes

O profissional responsável pelo gerenciamento das equipes ou do RH deve estar sempre aberto à comunicação e dar feedbacks construtivos para os funcionários — especialmente no período após o desentendimento.

Além disso, deve adotar medidas relevantes, como:

  1. não favorecer nenhum lado por afinidade pessoal;

  2. não deixar questões mal resolvidas;

  3. trabalhar com a inteligência emocional das equipes;

  4. ter julgamentos imparciais, mas dar razão, eventualmente, para quem tem razão;

  5. aconselhar colaboradores em particular, caso necessário.

Como vimos, ao mediar conflitos entre equipes com segurança, diplomacia e imparcialidade, a pessoa responsável pela gestão da área de Recursos Humanos não só garante credibilidade à área, como também tira proveito da situação adotando um papel de liderança.

Quais são os principais desafios que você enfrenta em relação às equipes? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

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